Meu cachorro engoliu uma goma de mascar, está falando sério?

Seu cachorro roubou e engoliu sua goma de mascar? Existe um risco para sua saúde? A resposta é sim ... se a sua pastilha elástica contiver xilitol.

Xilitol, um adoçante tóxico para cães

Goma de mascar e alguns doces "sem açúcar" podem conter um adoçante chamado xilitol . Este adoçante é adicionado em confeitaria para dar a eles o mesmo sabor doce que o açúcar de mesa tradicional (sacarose) enquanto fornece menos calorias. É mais freqüentemente encontrado em confeitos com sabor mentolado, porque dá uma sensação de frescor na boca.

Se o xilitol não tem toxicidade conhecida para humanos em doses usadas na goma de mascar e outros produtos de confeitaria *, pode ser muito tóxico para o seu cão se for engolir.

Em doses tóxicas, estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, causando hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue) e insuficiência hepática em cães.

É bom saber!

Gomas de mascar usadas para parar de fumar também podem ser tóxicas para o cão se ele engolir por causa da nicotina que ele contém.

Quais são as doses tóxicas em cães

O xilitol pode causar hipoglicemia com a ingestão de 100mg de edulcorante / kg de peso corporal do cão, mas é necessário o monitoramento veterinário assim que a dose de 50mg / kg é ingerida. A insuficiência hepática pode ocorrer com uma dose de 500 mg xilitol / kg de peso corporal.

Quando o xilitol está presente nos produtos de confeitaria, aparece na lista de ingredientes da embalagem sob o nome "xilitol" ou sob o código E967 . Por outro lado, a sua percentagem nem sempre é indicada e as quantidades utilizadas nos produtos de confeitaria são muito variáveis ​​de um produto e / ou de um fabricante para outro: o que pode representar um problema para avaliar a dose realmente absorvida. pelo cachorro.

Esteja particularmente atento aos cães que tenham procurado bolsas ou que possam pegar chicletes que tenham caído na rua! Uma única drageia de 2g de goma de mascar que contém apenas 35% de xilitol já pode ser muito tóxica para um cão pequeno que pesa menos de 10 kg. Seja qual for a quantidade de produto ingerida pelo cão, você deve ligar sem demora seu veterinário se os produtos em questão contiverem xilitol.

Quais são os sinais de envenenamento por xilitol em cães?

Os dois riscos quando o xilitol é ingerido são hipoglicemia, seguida por insuficiência hepática. Pode haver hipoglicemia sem comprometimento hepático e vice-versa, insuficiência hepática não precedida por hipoglicemia.

A hipoglicemia ocorre entre 10 minutos e 12 horas após a ingestão, dependendo de a goma de mascar ingerida ter sido mastigada ou não. Os sinais de hipoglicemia geralmente são posteriores quando a goma de mascar ingerida não é mastigada. Pode manifestar-se por vômitos e por sinais gerais, como síncope, fraqueza geral, falta de coordenação nos movimentos ...

A insuficiência hepática pode ocorrer entre 9 e 72 horas após a ingestão de produtos contendo xilitol. É manifestado por:

  • distúrbios digestivos : vômitos, icterícia, diarréia, presença de sangue digerido nas fezes (cor preta),
  • o aparecimento de distúrbios da coagulação sanguínea que podem ser notados pelo aparecimento de petéquias (pequenas manchas na pele de cor vermelha a arroxeada) ou contusões,
  • distúrbios neurológicos que podem causar convulsões.

Envenenando o cão com xilitol: o que fazer e que remédio?

A única coisa que você deve fazer se o seu cão comeu confeitaria xilitol e / ou você suspeitar de intoxicação é ligar para o seu veterinário ou veterinário centro de controle de veneno, o mais rapidamente possível .

Quanto mais você dirigir seu cão ao veterinário logo após a ingestão, mais o veterinário poderá praticar uma descontaminação digestiva do animal e reduzir o risco de intoxicação. Mas deve ser muito rápido porque o xilitol é absorvido pelo organismo em menos de 30 minutos ... a menos que o cão tenha engolido pastilhas de mascar não mastigadas, o que tem o efeito de retardar a absorção.

Se sinais de intoxicação já ocorreram no animal, o veterinário pode então tratar os sintomas de envenenamento e colocar o animal sob vigilância. O tratamento pode então consistir em colocar o animal sob perfusão, administrar vitamina K1 e / ou transfundi-lo no caso de sérios distúrbios de coagulação.

As chances de sobrevivência do animal ao envenenamento são melhores se o animal for atendido logo após o envenenamento por um veterinário. Por outro lado, são mais reservados se a hipoglicemia e / ou a insuficiência hepática forem graves.

* O consumo excessivo pode, no entanto, ter efeitos laxativos em humanos.